quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Reflexão: final da unidade 6

Após terminado o estudo da unidade 6, concluo que foi uma unidade difícil e complicada. No entanto, a matéria é deveras interessante, apesar de ser um pouco dificil de compreender. A unidade 7 será mais fácil e também mais engraçada, do meu ponto de vista.

Visita ao Pavilhão do Conhecimento

No passado dia os alunos do 10º e 11º anos do secundário foram ao Pavilhão do Conhecimento, assistir a palestras sobre a Missão Rosetta. No dia 12 de Novembro, o módulo Philae tentou atracar no cometa que andava a seguir desde Janeiro de 2014.

Aqui fica a primeira imagem da descida do Philae para o cometa, e também o vídeo que capta o momento da aterragem.


Vídeo da aterragem

Aqui fica também uma observação cronológica da missão! Timeline



Palestra: A Sexualidade

No passado dia 13 de Outubro, os alunos do Secundário assistiram a uma palestra, sobre sexualidade, dada pelo Dr. Paulo Faria de Sousa. Nesta reunião foram discutidos vários assuntos como vantagens e desvantagens do sexo, métodos contracetivos, doenças sexualmente transmissíveis, entre outros.
Aqui ficam algumas fotos da palestra, tiradas pela professora Ondina Espírito Santo.


quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Charles Darwin

Para iniciar a unidade 7, vimos o filme "O Tormento de Darwin", que fala sobre a vida pessoal e profissional de Charles Darwin. O filme mostra vários momentos da sua viagem de 5 anos abordo do navio Beagle, as suas descobertas a cerca da evolução das espécies, o desenvolvimento da sua teoria, e a história da sua família. É um filme intenso e interessante, que mantém o espectador atento do inicio ao fim. É definitivamente algo a não perder! Aqui fica o filme:

Relatório experimental da atividade "Observação do Bolor do pão"


Ciclos de Vida










Ciclo de vida é o nome que se dá ao conjunto de todas as etapas na história reprodutiva dos seres sexuados, desde a conceção do individuo até à produção da sua própria descendência.
No ciclo diplonte, a meiose é pré-gamética, e este ciclo dá-se em animais e algas; no ciclo haplodiplonte, a meiose é pré-espórica e este ciclo dá-se em plantas; no ciclo haplonte, a meiose é pós-zigótica e este ciclo dá-se em fungos e algas.

No ciclo de vida diploide, os gametas são as unicas celulas haploides e a meiose ocorre na produção de gâmetas.
No ciclo de vida haplonte a meiose gera células haploides. A meiose ocorre logo a seguir ao zigoto, que se divide por mitose, originado um ser pluricelular haplonte, sendo o único estádo diplonte o zigoto. 
No ciclo haplodiploide há alternância de gerações: esporófita e gametófita. Os seres produzem alternadamente esporos e gametas.

Reprodução assexuada

Esquema resumo da reprodução assexuada e vantagens e desvantagens desta face à reprodução sexuada.

Meiose

A meiose é constituída por duas etapas: Meiose I e Meiose II. Este processo origina quatro células-filhas com metade dos cromossomas da célula-mãe. A Meiose II é uma etapa equacional e é igual à Mitose. Já a Meiose I é uma etapa reducional, ou seja, há uma divisão da informação.
Seguem-se dois esquemas esclarecedores da Meiose. 

Mitose

Antes da mitose propriamente dita, há a Interfase, composta por Gap 1, Síntese e Gap 2. Nestas etapas, a célula sintetiza estruturas necessárias à mitose e duplica o seu DNA.

Após a Interfase, inicia-se a Fase Mitótica ou Mitose, que se divide em 4 fases:
  • Profáse: desorganização do nucléolo e da membrana nuclear, condensação dos cromossomas, deslocação dos centríolos para os pólos e formação do fuso acromático;
  • Metáfase: formação da placa equatorial;
  • Anáfase: separação dos cromatídeos irmãos, que se deslocam para pólos opostos;
  • Telófase: reorganização do nucléolo e membrana nuclear, descondensação dos cromossomas.
Dá-se depois a citocinese, em que a célula divide o seu citoplasma e forma a membrana citoplasmática, no caso da célula animal, e também a parede celular, no caso da célula vegetal.
 

Síntese proteíca

Transcrição do DNA
Divide-se em 4 etapas:

  1. Reconhecimento da cadeia: A DNA polimerase liga-se ao promotor, zona inicial do gene. As cadeias separam-se
    2. Início da transcrição
    3. Elongamento
    4. Finalização: Ocorre quando a DNA polimerase encontra a sequência de término. O mRNA liberta-se.
O mRNA libertado irá ainda sofrer maturação, perdendo intrões e ficando apenas com exões, as sequências de nucleótidos que contêm informação para a síntese proteica.
 
Tradução do DNA

A tradução do DNA permite a síntese proteica, a partir do mRNA formado na transcrição do DNA, do tRNA que transporta os aminoácidos e dos ribossomas, que auxiliam o processo.
Divide-se em 3 etapas:
  1. Iniciação: Na parte menor do ribossoma, o mRNA liga-se no seu codão iniciador ou anticodão do tRNA, o qual transporta consigo um aminoácido. A subunidade maior do ribossoma liga-se à menor e o ribossoma fica operacional. 
  2. Elongamento: Na subunidade maior do ribossoma existem dois locais: o P, onde está o tRNA com o aminoácido e o A, onde estará o próximo tRNA com o próximo aminoácido. Quando este segundo chega, e o seu anticodão se liga ao codão seguinte, o primeiro aminoácido liga-se ao segundo aminoácido através de uma ligação peptídica.
  3. Finalização: O processo termina quando chega o codão de finalização e a cadeia polpeptidica se solta.