A terra tem quatro mil e seiscentos milhões de anos. No inicio, a Terra nasceu do Sol. Já estando formada, a Terra começou a criar uma crosta muito fininha. Devido ao núcleo, de baixo da crosta haviam fortes correntes de convecção que formaram vulcões. Ao se terem formado muitos vulcões, a massa deixada por eles fez com que a crosta ficasse mais grossa. Mais tarde, formou-se uma atmosfera que continha enxofre, vapor de água e carbono. Ao formar-se um efeito de estufa, a atmosfera arrefeceu muito e choveu torrencialmente durante milhões de anos.
A Terra formou-se há cerca de 4600 milhões de anos. Inicialmente, ela estava em ebulição.
Durante os primeiros milhões de anos, a Terra esteve a arrefecer, dando origem a uma crosta fina.
Seguiu-se um período de vulcanismo intenso. Os gases libertados deram origem a uma atmosfera primitiva.
O vapor de água existente na atmosfera primitiva condensou e choveu durante milhões de anos, originado assim as primeiras poças. Estas poças estavam enriquecidas em elementos químicos (caldo primitivo).
O carbono, azoto, hidrogénio e oxigénio vieram dar origem às primeiras proteínas que se agruparam, criando assim os primeiros coacervados.
Com as descargas eléctricas provenientes das tempestades e chuvas intensas, aparentemente os coacervados vieram originar os primeiros seres vivos semelhantes às cianobactérias actuais. Estes seres faziam a fotossíntese, libertavam oxigénio para a atmosfera. Foi assim que a atmosfera actual ficou enriquecida em oxigénio.
Com as consecutivas tempestades, as poças vieram originar o super-oceano: Pantalassa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário