sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Subsistemas da Terra





GEOSFERA:
É a parte rochosa da Terra e tem parte externa - litosfera - e interna (astenosfera, manto, núcleo).
A parte externa da Geosfera, a Listosfera, serve de suporte à vida. Dela, o Homem retira recursos energéticos (não metálicos) e/ou metálicos.

BIOSFERA:
É formada por todos os seres vivos. A vida terrestre está condicionada à superfície e a vida nos oceanos à Plataforma Continental, onde o Sol chega.


Morfologia dos Fundos Oceânicos

ATMOSFERA:
A Atmosfera é constituída por uma mistura gasosa. Azoto - 78%, Oxigénio - 21%, Dióxido de carbono, vapor de água, ozono, hidrogénio e gases raros - 1%.
A Atmosfera está dividida em várias camadas:
                  1- Troposfera - 0 a 25 Km.
                  2- Estratosfera - 25 a 50 Km (camada de ozono)
                  3- Mesosfera - 50 a 80 Km.
                  4- Termosfera - 80 a 700 Km.

A Atmosfera tem uma enorme importância na nossa vida, uma vez que filtra os raios Ultravioleta, permite a existência de oxigénio e dióxido de carbono, que são fundamentais para a nossa respiração e para a síntese de matéria orgânica. A Atmosfera protege a Terra de impactos meteoríticos e permite uma boa amplitude térmica.

HIDROSFERA:
A Hidrosfera é constituída por todos os reservatórios de água presentes na Terra. Este subsistema é caracterizado pela sucessiva mudança de estado físico da água devido às ações da gravidade e às temperaturas.
A água é muito importante para os seres vivos pois constitui maior parte das reações químicas e encontra-se em grande percentagem nos seres vivos.
Ciclo da Água


Nenhum comentário:

Postar um comentário