Processos de origem interna
- A atividade geológica mede-se através de sismos, vulcões e movimentos tectónicos e está associada à energia emanada do interior e da energia vinda da parte externa dos planetas.
- Os planetas que têm atmosfera têm atividade externa e os que não têm atmosfera não têm atividade externa.
- A Terra é um planeta com atividade externa e interna.
- A Terra é o planeta com maior atividade geológica.
- Mercúrio não tem atmosfera, logo, não tem atividade externa. A sua atividade vulcânica deve-se à fusão da crosta por impacto meteorítico.
- Vénus é um planeta semelhante à Terra, com falhas e vulcanismo ativo. Vénus tem temperaturas muito elevadas porque a sua atmosfera captura o calor do Sol e não o deixa escapar.
- Marte é um planeta inativo, mas já teve muita atividade- É nele que se localiza o maior vulcão do Sistema Solar - o Monte Olimpo. Marte tem inumeras falhas inativas e tem várias construções naturais que demonstram a existência de líquidos.
Processos de origem externa
- A presença de atmosfera e água no estado líquido são os principais agentes modeladores da superfície de um planeta.
- Mercúrio é um planeta de pequenas dimensões, e por isso não tem atmosfera. A sua superfície não se encontra modelada pela erosão, precisamente devido à inexistência de uma atmosfera.
- Vénus tem temperaturas mais elevadas do que Mercúrio, apesar de se encontrar mais afastado do Sol, devido à composição da sua atmosfera. A atmosfera de Vénus é composta principalmente por Dióxido de Carbono e Enxofre, mistura que captura facilmente os raios solares e não os deixa escapar, causando assim um efeito de estufa. A erosão da sua superfície é ineficaz devido à inexistência de água no estado líquido.
- Marte tem uma atmosfera rica em CO2, mas com ventos muito fortes. A inexistência de água no estado líquido e os ventos fortes tornam a erosão da superfície de Marte ineficaz.
- A Terra possui o agente modelador mais poderoso - a água no estado líquido. Por estar a uma distância perfeita do Sol, a Terra reúne todas as condições necessárias para ter água no estado líquido. Para além disso, tem também uma atmosfera. A presença destes dois poderosos agentes modeladores torna a erosão muito eficiente, esculpindo o relevo e preenchendo depressões com os sedimentos resultantes da erosão. Ao contrário dos outros planetas em que as crateras de impacto estão bem marcadas, as da Terra são imediatamente meteorizadas e erodidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário