sexta-feira, 28 de março de 2014

Obtenção de energia

A energia é obtida através dos processos de ingestão, digestão e absorção.

Digestão intracelular
Ocorre somente no interior da célula. A partículaé englobada, por pinocitose ou fagocitose, sendo então digerida no interior de vacúolos através das enzimas lisossomáticas.

  • Retículo endoplasmático: é constituído por muitas membranas que delimitam vesículas ou cisternas e túbulos. O interior deste chama-se Lúmen (líquido). Quando os túbulos estão revestidos por ribossomas, chama-se retículo endoplasmático rugoso (cuja função é a síntese de proteínas), quando não está revestido por ribossomas chama-se retículo endoplasmático liso (cujas funções são a síntese de fosfolípidos, modificação de moléculas que entram na célula, como drogas e pesticidas, e formação de novas membranas). 
  • Complexo de Golgi: nome que se dá a todos os dictiossomas (corpos do Complexo) de uma célula. Os dictiossomas são as cisternas e túbulos achatados em forma de disco (normalmente 4 a 7) e rodeadas por vesículas. As proteínas vindas do retículo endoplasmático são concentradas e envolvidas em membranas e enviadas para o interior ou exterior da célula.
  • Lisossomas: são vesículas delimitadas por uma membrana que contém enzimas. Formam-se na fase de maturação do complexo de Golgi. Podem unir-se a outras vesículas endocíticas (no citoplasma) e originam um vacúolo digestivo. Os lisossomas intervêm nas digestões das substâncias que foram endocitadas (fagocitose e pinocitose) - Heterofagia, e também participam na digestão de organelos que necessitam de ser renovados, formando um vacúolo autofágico - Autofagia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário