sexta-feira, 28 de março de 2014

Moléculas orgânicas e inorgânicas

Água
É o composto mais abundante, constitui cerca de 70% mas pode atingir nalgumas os 90% da composição das células.
A água desempenha um papel fundamental na célula: função estrutural, regula as reações bioquímicas, regula a temperatura, intervém em reações de hidrólise, é um excelente solvente e atua no meio de difusão de muitas substâncias.

As propriedades da água facilitam estas reações, ou seja, o fato desta molécula apresentar polaridade permite a ligação a outras moléculas polares, ligações  que se fazem por pontes de hidrogénio.

Embora a molécula de água seja uma molécula eletricamente neutra, ela apresenta polaridade.

Os dois eletrões dos dois átomos de hidrogénio são compartilhados pelo oxigénio. Junto aos átomos de hidrogénio a carga é ligeiramente negativa e junto ao oxigénio a carga é ligeiramente negativa.

Quando um dos átomos de hidrogénio se aproxima de um outro átomo de oxigénio de outra molécula de água, a força de atração destes dois átomos forma uma ligação a que se dá o nome de ponte de hidrogénio.

Macromoléculas orgânicas: 
Estas são os lípidos, prótidos, glúcidos e ácidos nucleicos. Estas moléculas grandes (Polímeros) são formadas por moléculas mais pequenas (Monómeros, como por exemplo a glicose, aminoácidos, ácidos gordos). 
Os monómeros ligam-se uns aos outros originando cadeias para formar os polímeros, este processo chama-se Polimerização. Um monómero liga-se a outro e liberta-se uma molécula de água.
Quando há a separação de um monómero de outro dá-se o processo inverso, chamado de Despolimerização.  

  • Glúcidos: são constituídos por carbono, hidrogénio e oxigénio. A sua função é fornecer energia à célula e constitui a parede celular. A unidade estrutural básica dos glúcidos é o monossacarídeo. Dois a dez monossacarídeos chamam-se de oligossacarídeos e mais de dez monossacarídeos chamam-se plissacarídeos. A fórmula geral dos glúcidos é Cn(H2O)n em que n varia de 3 a 7. 
  • Lípidos: a maioria dos lípidos é constituída por ácidos gordos ligadas a uma molécula de glicerol, esta ligação chama-se ligação éster. São insolúveis na água (formam emulsões) e solúveis noutros lípidos e noutros solventes como o éter e o clorofórmio. As suas funções são: fornecer energia, isoladores térmicos, reguladores e estruturais. Os ácidos gordos dizem-se saturados quando todos os carbonos estão ligados entre si por ligações simples. Dizem-se insaturados quando os carbonos estão ligados com ligações duplas e triplas. Dizem-se polinsaturados quando existe mais que uma dupla ou tripla ligação. Os fosfolípidos são lípidos estruturais que se destacam pela sua importância, constituem a maior parte da membrana celular. São constituidos por um grupo fosfato (ácido fosfórico) ligado a glicerol que por sua vez se encontra ligado a dois ácidos. 
  • Prótidos: são compostos quaternários constituídos por azoto, oxigénio, hidrogénio e carbono. A sua função é estrutural (constituem a membrana celular), transportam substâncias, constituem as enzimas e os anticorpos que intervêm na nossa defesa específica e podem ser reguladores. A sua unidade básica é o aminoácido e no ser vivo existem 20 tipos de aminoácidos diferentes. Os aminoácidos ligam-se através de ligações peptídicas e dão origem a dipeptídeo (dois aminoácidos), polipeptídeo (mais de dois e menos de cem aminoácidos) e proteínas (mais de cem, são cadeias polipeptídicas). Uma proteína simples é apenas constituída por aminoácidos, uma proteína conjugada é constituída por moléculas mais aminoácidos. Quanto à sua estrutura podem ser primárias (sequencias simples de aminoácidos unidos por ligações peptídicas), secundárias (cadeias em hélice ou folha, unidos por pontes de hidrogénio), terciárias (estrutura globular) e quaternárias (várias cadeias associadas). 
  • Ácidos Nucleicos: são o DNA e o RNA, são responsáveis pela transmissão das características de uma célula para outra e pelo controle em processos celulares. A unidade básica é um Nucleótido, constituída por ácido fosfórico, pentose (glúcido), base azotada (adenina, timina, citosina, guanina e uracilo). DNA: ácido desoxirribonucleico, é formado por duas cadeias polinucleotídicas que se enrolam em hélice. RNA: ácido ribonucleico, formado por uma estrutura linear. A cadeia polinucleotídica é formada por nucleótidos constituídos pelo ácido fosfórico ligado a ribose (glúcido) e este às bases (adenina, guanina, citosina e uracilo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário