sexta-feira, 28 de março de 2014

Obtenção de matéria pelos seres heterotróficos

Os seres unicelulares capturam a matéria ogânica através da absorção, já os seres mais complexos precisam de ingerir e fazer a digestão. Os seres consumidores transformam matéria orgânica em matéria orgânica novamente, os seres decompositores transformam matéria orgânica em matéria inorgânica e os produtores transformam matéria inorgânica em matéria orgânica.

Membrana celular
  • Delimita a célula;
  • Garante a manutenção do meio intracelular da célula;
  • Separa o meio intracelular do meio extracelular;
  • Controla a entrada e saída de substâncias;
A membrana é constituída por proteínas, lípidos e glúcidos, assim como todas as outras estruturas membranares na célula, tais como retículos, lisossomas, mitocôndrias... Ela apresenta certa elasticidade e permeabilidade seletiva, ou seja, para certos tipos de moléculas ela é permeável, para outros é impermeável. É permeável à água e a substâncias lipossolúveis, é impermeável a iões (K, Na...) e a glúcidos.

Estrutura e composição química:
  • Os lípidos da membrana são essencialmente os fosfolípidos e o colesterol (só em células animais, dá estrutura). A membrana é constituída por uma bicamada de fosfolípidos colada a um grupo fósforo. 
  • As proteínas da membrana encontram-se presas à bicamada fosfolipídica. Podem ser intrínsecas ou integradas quando se encontram intimamente ligadas à bicamada. Podem ser extrínsecas ou periféricas quando se encontram fracamente ligadas à parte mais externa de ambas as camadas dos fosfolípidos. Se a proteína atravessar toda a membrana chama-se transmembranar. As proteínas intrínsecas são moléculas Anfipáticas, ou seja, têm uma parte hidrofílica (parte externa da camada) e uma parte hidrofóbica (parte interna da camada). As proteínas têm como funções dar estrutura, inervir no transporte de substâncias, receber estímulos químicos e enzimas.
  • Os glúcidos da membrana formam-se glicoproteínas quando se ligam às proteína, e quando se ligam aos lípidos formam glicolípidos. Não há glícidos simples na membrana, têm de estar associados a outras moléculas (proteínas ou lípidos). São recetores de informação de certas substâncias e localizam-se na parte externa da membrana. 
Evolução do estudo da membrana:
  1. Langmoir, 1917: previu que seria constituída por uma camada de fosfolípidos;
  2. Gorter e Grendel, 1925: descobriram a bicamada lípidica;
  3. Davson e Danielli, 1935: propuseram que duas camadas fosfolípidica estariam envolvidas por uma camada de proteínas, em que as cadeias polipeptídicas se dispunham perpendicularmente às moléculas lípidicas.
  4. Singer e Nicholson, 1972: Modelo do mosaico fluído (aceite atualmente). Bicamada fosfolipídica, com proteínas periféricas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário