sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Estrutura e Composição do DNA

O DNA é a molécula que contém toda a atividade celular e permite obter proteínas (síntese proteíca). No ser procarionte, o DNA encontra-se no citplasma. No ser eucarionte, o DNA está no núcleo, podendo também aparecer nas mitocôndrias (DNA mitocondrial) e nos cloroplastos (DNA plastidial). A molécula de DNA nos procariontes é circular e encontra-se no nucleóide.

Ao DNA associado às Histonas, dá-se o nome de cromatina. As Histonas servem para dar estrutura e neutralizar as cargas elétricas. Quando a cromatina é condensada forma-se um cromossoma.

DNA + Histonas = Cromatina

Ao conjunto de todos os cromossomas que cada espécie tem chama-se cariótipo
O DNA é o suporte molecular da informação genética que coordena toda a atividade celular e que é transmitida a todas as células-filhas.

O fosfato confere características ácidas à molécula do DNA. Já a desoxirribose é um açúcar que tem na constituição 5 átomos de carbono.

Os nucleótidos podem ligar-se por reacções de condensação que se desginam por ligações fosfodiéster (pontes de hidrogénio) sequencialmente, formando cadeiras polinucleotídicas.

A pentose tem 5 carbonos. O carbono 5 liga-se ao grupo fosfato anterior e o carbono 3 liga-se ao grupo fosfato seguinte. O sentido da ligação nos nucleótidos é 5'--->3'.



Na dupla hélice, a parte lateral é composta pelo grupo fosfato alternado com a pentose. A parte central é constituída pelas bases azotadas ligadas por pontes de hidrogénio. (Timina liga com Adenina; Guanina liga com Citosina).




Nenhum comentário:

Postar um comentário