quarta-feira, 4 de março de 2015

Mecanismos de evolução: Neodarwinismo

Os novos conhecimentos de genética, vieram juntar-se ao Darwinismo e formaram uma nova corrente de pensamento científico, mais abrangente e que explica as leis que regem o processo evolutivo de Darwin, dando resposta a alguns processos, como a transmissão dos caracteres,  que Darwin não conseguiu dar resposta . Esta nova teoria designa-se por neodarwinismo.
O Neodarwinismo diz que é a seleção natural o agente principal da evolução que atua sobre as populações. E esta variabilidade deve-se às mutações e à recombinação génica.
  • Seleção natural: tem como princípio que os descendentes de uma espécie que sobrevivem são mais aptos, são os que herdaram a combinação genética mais favorável à sobrevivência, para um determinado ambiente.

As mutações são uma fonte de variabilidade genética, pois introduzem novos genes, que podem ser favoráveis ou não, no genoma da espécie.

Criticas ao Neodarwinismo:
A grande crítica a esta corrente prende-se pelo facto de existirem lacunas no registo fóssil que divergem da ideia de Darwin que a evolução se dá de forma lenta e gradual. O registo fóssil sugere que há momentos na história de Tera que ocorreu grande diversificação de seres vivos intercalados por momentos mais calmos. Os registos sugerem que a grande diversificação ocorre de seguida a uma extinção em massa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário