domingo, 31 de maio de 2015

2.3) Falhas e dobras

As rochas da litosfera estão sujeitas a pressões constantes, que resultam dos movimentos tectónicos. As rochas apresentam determinados limites plásticos e elásticos, e quando esses limites são ultrapassados, formam-se formas e dobras. Dependendo das características das rochas, estas podem apresentar dois tipos diferentes de comportamentos:
  • Comportamento frágil: se estiverem mais próximas da superfície e a temperaturas mais baixas do que o ponto de fusão dos materiais constituintes. Os materiais são muito rígidos, e por essa razão há a fraturação dos blocos rochosos, originando falhas. 
  • Comportamento dúctil: maiores profundidades e sujeitas a altas temperaturas. Formam-se dobras.
Falhas
São fraturas na crosta terrestre que ocorreram devido a tensões e a movimentos de blocos rochosos. Existem 3 tipos de falhas, e as falhas têm vários elementos, como se pode verificar nas figuras seguintes:
 

Dobras
Correspondem a alterações da forma e da dimensão dos blocos rochosos, que têm um comportamento dúctil face às tensões que sofrem. Tal como as falhas, existem vários tipos de dobras e as suas características também podem ser evidenciadas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário