quarta-feira, 20 de maio de 2015

Caracterização dos minerais

A caracterização de um mineral faz-se pela composição química e a estrutura cristalina (forma regular como os átomos constituintes se distribuem no espaço, definindo um modelo tridimensional regular).
Dá-se o nome de polimorfos aos minerais que são quimicamente iguais mas têm estruturas cristalinas diferentes, uma vez que foram formados em ambientes diferentes.


  • Clivagem:propriedade que certos minerais têm de se partir sempre nas mesmas direções, em planos perfeitos. Isto deve-se à fraqueza de determinadas ligações químicas na rede cristalina. 

  • Dureza: é a resistência que um material tem a ser riscado por outros ou por objetos duros. Mede-se recorrendo à escala de Mohs, que foi estabelecida em 1822 por Mohs. Esta  propriedade resulta da força das ligações químicas da rede cristalina.
  • Densidade: propriedade relacionada com a composição química e estrutura cristalina, sendo mais densos os minerais com estruturas mais compactas. A densidade relaciona a massa do mineral com o volume que ele ocupa. 
  •  Cor:os minerais podem ser idiocromáticos (apresentam sempre a mesma cor) ou alocromáticos (apresentam cores variadas, devido à presença de impurezas ou pequenos defeitos na estrutura cristalina).
Idiocromáticos
  • Brilho: os principais tipos de brilho que os minerais podem ter são metálico e não-metálico.

  • Risca:é uma propriedade que permite ver a verdadeira cor do mineral, isto é, a cor que ele apresenta ao riscar a porcelana. É a cor do mineral reduzido a pó. Porém, o método de riscar a porcelana só funciona em minerais com a dureza inferior à da porcelana. 

Existem ainda outras propriedades mais complexas que permitem aferir características do mineral e classificá-lo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário