quarta-feira, 20 de maio de 2015

Tipos de rochas sedimentares


  • Rochas sedimentares detríticas não-consolidadas: detritos que passaram pela sedimentogénese, mas não pela diagénese. Distinguem-se pela sua granulometria, sendo a ordem decrescente do tamanho dos grãos a seguinte: balastros, areias, siltes e argilas.
  • Rochas sedimentares detríticas consolidadas: resultantes da consolidação das rochas detríticas não consolidadas. Variam conforme o tamanho dos sedimentos que as constituem: conglomerados ou brechas (com sedimentos rolados ou angulosos, respetivamente), arenitos, siltitos e argilitos.
  • Rochas sedimentares biogénicas: contém fragmentos de seres vivos.
  • Rochas quimiogénicas evaporíticas: resultam da evaporação da água que continha os sais dissolvidos. Rochas muito vulgares formadas pela evaporação são o gesso e o sal-gema. 
  • Rochas quimiogénicas calcárias: formam-se a partir da precipitação de soluções aquosas sobressaturadas. Exemplos frequentes: travertino e tufos calcários. As rochas calcárias existem em abundância nos mares, uma vez que os seres marinhos fazem a fixação do carbonato de cálcio para formarem conchas. Após a morte dos seres marinhos, há uma acumulação das suas conchas que se designa de calcário conquífero. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário